Logitech Driving Force GT

Logitech Driving Force GT

Ora cá vai a minha primeira review.

E nada melhor do que começar com este excelente volante.

Comprei este volante para o usar exclusivamente no PC, pois embora este volante seja “desenhado” para a Playstation 3 e em especial para o GranTurismo, o DFGT possui drivers compatíveis com o windows  XP, Vista, 7 e 8.

Andava eu à procura de um volante para o PC quando dei de caras com o Logitech Momo Racing Force Feedback, e pensei logo, “olha que bela maquineta que aqui está!“.

Continuei a procurar informações sobre o mesmo, defeitos/virtudes etc, e cheguei à conclusão que o Momo já estava um “pedacito” desactualizado, e para além disso era extremamente improvável que o encontrasse numa grande superficie, ou mesmo em lojas mais pequenas. Encontrei-o varias vezes em lojas online mas o preço dos portes acabava por não compensar a compra.

A maioria das pessoas pela internet fora aconselhavam os inexperientes a adquirir ou o G27 ou o DFGT, como eu já sabia que o G27 não era barato pus-me a pesquisar sobre o Driving Force GT.

Foi então que apanhei uma promoção (numa loja que não vale a pena fazer publicidade, pois não me pagam :D) e aproveitei logo. Entrei na dita loja, 5 minutos á procura do “bixo”, pagar e vir para casa.

Chego a casa, ponho-me a desembrulhar o volante e toca de montar.

Aqui o meu primeiro problema (nada que não estivesse a prever, mas ainda estava na esperança que não acontecesse)…

então não é que o “raio dos suportes” do volante não encaixam na minha mesa ?!

Faltam uns poucos cm…

Não seja por isso, vamos já à arrecadação ver o que lá há…

Tira-se uma prateleira pequena que lá estava, mais dois grampos, e toca a fazer uma extensão à minha secretária.

A secretária actualmente, quando estou a jogar fica assim:

Mas agora vamos ao que interessa…

DESIGN E QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO:

Apesar do volante ser em plástico, o DFGT é muito robusto e chega mesmo a dar uma sensação de artigo premium.

O volante em si é coberto por uma camada de borracha, o que é excelente, pois dá quase a impressão de estar a agarrar  num volante em pele, e para além disso a borracha dá uns pontos extra no que toca à aderência.

A alavanca das mudanças acho que fica um pouco aquém da qualidade do resto do equipamento. Parece ser o elemento mais frágil do volante… a única coisa que faz é inclinar 1cm para a frente e outro para trás. Uma alavanca em H era bem vinda (mas para isso temos o G27).

Mas como ainda sou um “pouco” nabo na condução virtual, ainda uso as mudanças automáticas, pelo que apenas a uso para inverter o sentido de marcha quando vou por o carro a pastar fora da pista…

Quanto aos pedais…meh…não se pode dizer muito! É plástico por todos os lados… um bocadinho de alumínio nos pedais não fazia mal nenhum… “mas prontes” é o que temos! Ficava mais bonitinho é certo, mas como está, não compromete em nada a experiência de condução.

Por baixo da plataforma dos pedais temos uma mola que liberta uns espigões que dão uma aderência extra quando instalado por cima de um tapete. O meu está directamente em cima do mosaico e até agora não senti os pedais a fugir por um milímetro que seja. (já os carros não posso dizer o mesmo…)

CLASSIFICAÇÃO: 9/10

________

FUNCIONALIDADES / CUSTOMIZAÇÃO:

Pois bem, o volante possui aproximadamente 20 botões totalmente personalizáveis através do software fornecido pela Logitech (para windows apenas).

Neste aspecto não há muito por onde lhe pegar… visto os botões serem todos programáveis, podemos fazer tudo o que quiser-mos com eles…

A única coisa a que podemos apontar o dedo, e isso só depende de cada utilizador, é o Logitech Gaming Software, que se pode gostar ou não… Em minha opinião acho que lhe falta ali uns pozinhos quaisquer para apimentar a coisa (mas confesso que ainda não perdi mais do que 5/6 minutos de volta do programa).

CLASSIFICAÇÃO: 9/10

________

ERGONOMIA:

Este Logitech Driving Force GT apresenta-se com um volante de 11″, muito mais pequeno que um volante de um automóvel como é obvio.

Como as mudanças são automáticas sequenciais, a alavanca da mudança de velocidade só necessita de ir para a frente e para trás. E a alavanca até está bem colocada, pois se estivermos a agarrar no volante, basta abrir a mão direita e a ponta dos dedos ficam por cima da alavanca.

Se desejar-mos também podemos mudar a velocidade no próprio volante através das “patilhas” (digo patilhas entre aspas pois na realidade não são patilhas mas sim botões).

Se estão à espera que o volante possa ser ajustado de alguma maneira (isto é altura/profundidade), podem esquecer isso, porque assim que o DFGT está agarrado à mesa ele não mexe para lado nenhum.

CLASSIFICAÇÃO: 9/10

________

INSTALAÇÃO / CONFIGURAÇÃO:

Aqui vou falar exclusivamente como utilizador de PC pois não tenho PS3 para experimentar.

Coisa mais simples é difícil:

  1. Tirar da caixa;
  2. Agarrar o volante à mesa e meter os pedais no chão;
  3. Ligar o cabo que vai dos pedais ao volante (é um cabo com uma ficha parecida à de um cabo vga);
  4. Ligar o transformador de alimentação ao volante;
  5. Ligar o volante ao computador, via USB;
  6. Instalar o software fornecido pela Logitech (site);
  7. Jogar.

Se quisermos uma experiência mais aproximada do real, então aí temos que perder uns bons minutos para configurar tudo ao nosso gosto (tanto no software fornecido, como no jogo em si).

O único problema que podem vir a ter é o que me aconteceu a mim, caso a vossa mesa seja muito larga.

Acho que não fazia mal nenhum os suportes serem um pouco maiores.

Os suportes possuem uma peça amovível para aumentar a abertura dos mesmos, mas para mim não foi suficiente tal como relatado no inicio da história.

Deixo aqui um pormenor onde se vê os suportes com a respectiva abertura máxima

CLASSIFICAÇÃO: 9/10

________

EXPERIÊNCIA DE JOGO:

Para que está habituado a jogar com comando ou teclado, é um pouco difícil de habituar, principalmente aos pedais.

Mas depois de uma horita, quando estivermos com a mente treinada para pensar como se estivesse-mos num carro a sério, aí sim começa a diversão.

O jogo que mais utilizei até agora foi o SimRaceWay e fiquei completamente rendido a este simulador…

A experiência é absolutamente abismal, nenhum comando/teclado vos pode dar uma sensação assim.

Mas nem tudo são rosas…

Ainda não me debrucei muito sobre o assunto mas acho que ainda vou perder uns valentes minutos a configurar o volante, pois eis umas coisas que acontecem (mas acredito que aconteça o mesmo nos G27 e Fanatecs e por aí fora):

Imaginem-se a sair das boxes (tipo 20km/h) fazemos uma curva e o volante sozinho “tenta guinar” de uma maneira um pouco ridícula (quase que parece que temos um anão ao lado de uma das rodas a dar pontapés na direcção contrária à do volante)

Dá-me a sensação que o force feedback por vezes é actua em demasia, e ora com muita força e outras com pouca…

Outro do  ponto negativos é a falta de um H shifter e respectiva embraiagem, mas lá está se queremos este extra (para além de outras funcionalidades é certo), temos que subir um andar e comprar o G27 ou outro da concorrência.

CLASSIFICAÇÃO: 8/10

________

VEREDICTO FINAL: 8.8

Para quem quer dar um passo em frente em termos de simuladores automóvel, mas não está disposto a dar balúrdios por um volante, este parece ser o mais apropriado para se comprar.

Com a qualidade do Logitech aliada a uma boa configuração, temos aqui uma geringonça que nos vai dar umas belas horas de entretenimento.

Link para o produto

(todas as  imagens incluídas no artigo, excepto a inicial (ou se indicado), são de minha autoria)

Deixe um comentário